terça-feira, 7 de abril de 2009

Caros Amigos

Finalmente a etapa de pesquisa chega ao fim! Claro que continuaremos procurando livros, publicações, pesquisas e filmes que acrescentem algo ao nosso trabalho, mas é fato que já temos um bom material (em número e qualidade) para seguirmos adiante.
Listamos especialistas que possam falar sobre o assunto: psicólogos, sociólogos, antropólogos, economistas, pessoal de marketing de empresas especializadas em produtos para os sozinhos, engenheiros e arquitetos de casas para esse público. Descobrimos serviços domésticos e programas de encontro, verdadeiras salvações na vida de muitos dos que moram sós!
Nossa lista de personagens era imensa, mas precisávamos nos focar em algo mais restrito: a Grande São Paulo. Que por si só já se trata de um "universo" imenso!
O problema é que se fossemos entrevistar as pessoas ao redor do Brasil e até de outros países que aceitaram participar, seria preciso conhecer a realidade em todos esses lugares: e dá-lhe mais pesquisas estatísticas em todas essas regiões. Nesse momento isso seria algo inviável para nós, mas daríamos um jeito de colocar todos eles no blog, o que seria muitíssimo legal, além de ser algo completamente viável.
Com isso, corremos para nossos amigos para nos ajudarem encontrar mais personagens paulistas e paulistanos. Não podemos deixar de agradecê-los, pois tivemos um número de respostas muito positivo e com histórias ímpares! Obrigada mesmo a todos vocês!
Agora começamos a entrar em contato com os especialistas e personagens... É a Etapa 2. E que ela seja muito bem vinda!

Por: Audrey Bertho

Quesito harmonia: NOTA 10

Esta foi uma semana de trabalho árduo, pois além de fazermos tudo o que foi pedido pelo orientador na semana passada, tivemos uma reunião na segunda-feira antes do nosso semanal encontro com o mesmo, tudo foi posto em ordem e na reunião foi clara a satisfação do orientador para como o nosso grupo, parece que além de estarmos anos luz a frente, estamos também totalmente sincronizados, harmonizados uns com os outros. Os trabalhos e pesquisas estão indo maravilhosamente bem temos mais três livros para comprar e conseqüentemente ler, devido a uma orientação de nossos ex professores do 2º e 3° anos respectivamente, são eles: José Luiz Sollazi ( antropologia ) e Regina Rosseti ( filosofia ). Na nossa última reunião do dia 25/03/2009, foi pedido pelo nosso orientador as seguintes tarefas: ler os links dos anexos mostrados a ele sobre um grupo que fez um trabalho sobre coisas para pessoas single, sozinhas, todos devem estar a par dos textos para a reunião da próxima semana, foi decidido também para o bem do grupo e das pesquisas que os profissionais de marketing que havíamos encontrado seriam tirados do trabalho, o orientador nos ajudou a enxergar que o perfil a ser procurado seria o de marketing e comportamento do consumidor; contatar e colher dados do IBGE também está dentro das nossas obrigações desta semana; estávamos procurando as cegas empresas que fizessem produtos para uma só pessoa, mais uma vez nosso orientador ascendeu a luz no fim do túnel e disse que deveríamos procurar também juntamente com essas empresas, entidades como: APAS, SEBRAE e APP .Além disso devemos também levar seis sugestões de perguntas que faríamos para cada um dos perfis encontrados.
Apesar de muito trabalho, estamos extremamente entrosados e melhor, até agora não houveram discussões internas, acredito que isso aconteça porque todos do grupo estão focados em um só ponto, o de fazer um TCC não só apenas para tirar 7, passar de ano e pegar o diploma para pendurar na parede do banheiro.

Por: Juliana Torres

E onde os livros vão nos levar?

Livros, textos e reportagens. Ler tudo isto tem sido nossa rotina, mas me pergunto onde isso vai nos levar?
Por enquanto, parece estranho imaginar como esse material irá se transformar no nosso trabalho e que tom iremos dar a ele.
Engraçado se referir ao TCC como ele, mas no fundo parece mesmo uma pessoa e não um trabalho já que dedicamos muitíssimo do nosso tempo para este fim.
Acredito que o dia da banca será pura ansiedade e sairemos melhores dessa experiência. Na verdade, eu queria era adiantar o relógio e chegar logo nesse dia. Ah, podem ter certeza que esse é um desejo comum entre os integrandos do Vida Sozinho.
Enfim, mais uma semana de pesquisa. Mais tarefas até a próxima assessoria e mais peso na consciência quando a gente deixa de se dedicar alguns minutos.
É, bola para a frente que eu ainda tenho muito a fazer antes da assessoria!

Por: Paula Belini

Procura-se: integrante desaparecida

Desde a semana passada (de 2 a 5 de março), o grupo está um tanto... vazio. As costumeiras reuniões, que antes tinham seis integrantes sempre prontos para debater resultados e dividir as tarefas, já não estavam do mesmo jeito. Mas por que?
Audrey, Samira, Alexei, Samanta, Juliana e... está faltando alguém... cadê a Paulinha?
Algumas fontes (emails) da integrante desaparecida informam que ela está em uma missão super secreta: cursinho de CFC. É isso mesmo, os postes que se cuidem, porque ela vai tirar CNH.
Enquanto isso...
Nossa tarefa para esta semana é entregar a relação de teses a respeito do nosso tema. Então vamo que vamo porque ainda temos muito o que fazer...

Por: Samanta Oliveira

E tudo caminha para um final feliz...

Mais uma semana de trabalhos se passou e o levantamento de dados sobre o tema “morar sozinho” continua bastante interessante.
Até o começo da semana, os integrantes fizeram pesquisas aleatórias, normalmente conseguidas através do Google.
Mas, na reunião desta quarta-feira com o orientador do projeto, professor Flávio Falciano, ficou estabelecido que nós deveríamos sistematizar a nossa busca.
Ficou acordado, então, que o grupo fará três linhas de pesquisa:
Primeiramente, faremos uma busca nos meios de comunicação para termos uma visão geral do que já foi veiculado a respeito do assunto, o que serve para nos orientar para seguir outras perspectivas do tema que ainda não tenham sido trabalhadas.
Levantada a pesquisa na mídia, devemos procurar livros que possam nos auxiliar a respeito do assunto, como livros de psicologia ou sobre a questão do “morar sozinho”.
Finalizando a etapa, partiremos para uma pesquisa acadêmica, visitando faculdades que disponibilizam as teses de mestrado e doutorado dos alunos para consulta.
A USP e PUC são algumas das universidades que serão pesquisadas pelo grupo.
A Pontifícia Universidade Católica interessa, porque alguns integrantes do grupo têm fácil acesso ao acervo da faculdade, e a Universidade de São Paulo, porque tem uma página na internet que possibilita a pesquisa de todo o acervo disponível ao público.
Além das pesquisas, o grupo deverá, também, fazer o fichamento de cada livro lido, sendo que as obras que estão diretamente relacionadas ao tema do TCC devem ser lidas na íntegra por todos os componentes da equipe.
Os demais livros podem ser acompanhados através dos resumos que cada integrante responsável pelo seu livro fará.
Esse sistema de rodízio entre os fichamentos permite que o grupo ganhe tempo e agilidade, porque todos estarão a par dos livros ao mesmo tempo em que podem continuar a pesquisar e ler obras complementares ao tema.
Depois da etapa de leitura dos livros, começaremos a fase de seleção do material, onde discutiremos possíveis profissionais e personagens que podem interessar ao trabalho.
Nesta semana, o orientador do trabalho de conclusão de curso também apresentou o cronograma que deve ser seguido pelo grupo.
De acordo com Flávio Falciano, abril será o mês de início das entrevistas, maio o período de elaboração e correção dos roteiros, junho a gravação da primeira versão do programa, julho a seleção musical e escolha de sonoras, agosto o mês de inserir as sonoras no trabalho e, por fim, setembro será um período de correção de detalhes e finalização do projeto.
Por enquanto, o cronograma está sendo seguido à risca.
A continuar deste jeito, vocês podem entender o título deste texto.

Por: Alexei Tomassi