Até o começo da semana, os integrantes fizeram pesquisas aleatórias, normalmente conseguidas através do Google.
Mas, na reunião desta quarta-feira com o orientador do projeto, professor Flávio Falciano, ficou estabelecido que nós deveríamos sistematizar a nossa busca.
Ficou acordado, então, que o grupo fará três linhas de pesquisa:
Primeiramente, faremos uma busca nos meios de comunicação para termos uma visão geral do que já foi veiculado a respeito do assunto, o que serve para nos orientar para seguir outras perspectivas do tema que ainda não tenham sido trabalhadas.
Levantada a pesquisa na mídia, devemos procurar livros que possam nos auxiliar a respeito do assunto, como livros de psicologia ou sobre a questão do “morar sozinho”.
Finalizando a etapa, partiremos para uma pesquisa acadêmica, visitando faculdades que disponibilizam as teses de mestrado e doutorado dos alunos para consulta.
A USP e PUC são algumas das universidades que serão pesquisadas pelo grupo.
A Pontifícia Universidade Católica interessa, porque alguns integrantes do grupo têm fácil acesso ao acervo da faculdade, e a Universidade de São Paulo, porque tem uma página na internet que possibilita a pesquisa de todo o acervo disponível ao público.
Além das pesquisas, o grupo deverá, também, fazer o fichamento de cada livro lido, sendo que as obras que estão diretamente relacionadas ao tema do TCC devem ser lidas na íntegra por todos os componentes da equipe.
Os demais livros podem ser acompanhados através dos resumos que cada integrante responsável pelo seu livro fará.
Esse sistema de rodízio entre os fichamentos permite que o grupo ganhe tempo e agilidade, porque todos estarão a par dos livros ao mesmo tempo em que podem continuar a pesquisar e ler obras complementares ao tema.
Depois da etapa de leitura dos livros, começaremos a fase de seleção do material, onde discutiremos possíveis profissionais e personagens que podem interessar ao trabalho.
Nesta semana, o orientador do trabalho de conclusão de curso também apresentou o cronograma que deve ser seguido pelo grupo.
De acordo com Flávio Falciano, abril será o mês de início das entrevistas, maio o período de elaboração e correção dos roteiros, junho a gravação da primeira versão do programa, julho a seleção musical e escolha de sonoras, agosto o mês de inserir as sonoras no trabalho e, por fim, setembro será um período de correção de detalhes e finalização do projeto.
Por enquanto, o cronograma está sendo seguido à risca.
A continuar deste jeito, vocês podem entender o título deste texto.
Por:
Nenhum comentário:
Postar um comentário